Sobre o Evento

Querida comunidade das escolas de medicina do Paraná e Santa Catarina, em nome da Regional Sul II da Associação Brasileira de Educação Médica lhes damos as boas-vindas ao 12º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica!!!

 

Pensamos neste congresso como uma grande oportunidade de estreitar laços e consolidar uma comunidade viva, atuante, batalhadora e empática! De forma virtual, desta vez, mas guardando muita energia para os momentos de abraços que com certeza teremos. Empática porque em meio a tanto sofrimento e perdas encontramos energia e motivação para olhar o outro nos olhos (seja ao vivo ou por meio das pequenas telas) e continuarmos nossa tarefa de formar e consolidar futuros médicos para atender nossa população, seja no abraço individualizado ou na atuação coletiva. Batalhadora porque nos esforçamos para enfrentar as dificuldades técnicas e pessoais, aprendendo a domar (ou pelo menos tentar) a tecnologia a nosso favor. Erramos, tentamos novamente, erramos de novo, mas acertamos várias vezes e aprendemos muito!

 

Como nunca, tivemos oportunidade, seja pela Abem, sociedades de especialidades ou por iniciativas de outras escolas, de escutar colegas brasileiros e de outros países com grande experiência em educação médica. Aprendemos estratégias, enxergamos pontos obscuros e cantos esquecidos, revimos conhecimentos básicos. Juntamos a tudo isto nossos próprios insights e, após dois semestres, a Comissão Organizadora deste 12º CCPEM está ávida para o momento de compartilharmos as nossas próprias experiências: o que deu certo, o que não deu, como nos adaptamos, catarinenses e paranaenses, aos desafios da pandemia. Como trabalhamos a saúde dos nossos educandos e educadores? Como continuamos a trabalhar nos cenários de prática no internato e residência? Como ensinamos, aprendemos e avaliamos durante estes doze meses?

 

Estes são os eixos deste nosso congresso e as atividades dos três dias serão baseadas principalmente nas experiências de vocês docentes, residentes e estudantes! Elas serão nosso carro chefe e estrelas deste evento. A cada dia, depois da conferência principal, teremos a oportunidade de ver e ouvir seis colegas de nossa regional trazendo seus aprendizados. Estas apresentações serão escolhidas entre os trabalhos inscritos dentro de cada um dos três eixos e por isto o envio do seu trabalho é tão importante. Podem ser trabalhos científicos, relatos de caso ou relatos de experiência. Não seja tímido ou tema ficar constrangido, porque estamos entre amigos e o nosso interesse maior é valorizar o que fizemos por aqui. Sua vivência pode ter ressonância em outra escola, seus erros ou acertos (por menores que sejam), podem ajudar pares a encarar melhor a difícil tarefa de se formar ou formar bons médicos.

 

Como seremos os anfitriões do 59º COBEM, o nosso cronograma ficou um pouco apertado. Então prestem atenção aos prazos! Acertem com seus parceiros e comecem a escrever já! Em japonês, crise se escreve com dois ideogramas (perigo e oportunidade). Continuem se cuidando porque o perigo ainda não passou! E vamos valorizar a oportunidade de melhorar cada vez mais na nossa incansável missão. Esperamos todos vocês em nosso 12º CCPEM!