Eixos Temáticos

TEMA CENTRAL | 14º CCPEM:

“Avaliação Transformadora: Potencializando o Ensino e a Aprendizagem”



Eixo 1: Desenvolvimento Docente.

Qualificação e formação de professores na área da saúde, com foco em metodologias ativas, planejamento de carreira acadêmica e desafios na implementação de programas de capacitação.



Eixo 2: Processo de Ensino e Aprendizagem.

Estratégias pedagógicas inovadoras no ensino médico, incluindo o ensino baseado em problemas (PBL), uso de tecnologias e inovação na educação em saúde.



Eixo 3: Avaliação na educação na área da saúde.

Métodos e práticas avaliativas para o ensino médico, abordando avaliação por competências, feedback como ferramenta de aprendizado e simulação para desenvolvimento de habilidades clínicas.



Eixo 4: Responsabilidade Social.

Impacto social da educação médica, destacando a curricularização da extensão, a educação interprofissional e a saúde mental de estudantes e preceptores.