FORMATO: APRESENTAÇÃO ORAL
Eixo Temático 2:
Metodologias de ensino-aprendizagem
Título do Trabalho: SIMULAÇÃO REALÍSTICA: UMA METODOLOGIA DE ENSINO NA CONDUÇÃO DO PARTO
Autores: Sabrina Paixao dos Santos Rodrigues, Eduardo Silvestri, Carlos Augusto Cerillo Machado, Ana Beatriz Mendes Castanha,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
*Trabalho Premiado pela Comissão Organizadora do Evento*
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Título do Trabalho: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE MOULAGE DE BAIXO CUSTO EM SIMULAÇÃO
Autores: Joana Emanuelle de Amorim Vilas Boas, Rebeca Ribeiro marques, Muriel Fernanda de Lima, Pâmela Patricia Mariano, Leonardo Vinicius da Silva Basto, Guilherme Alencar Melo,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
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Título do Trabalho: A PRODUÇÃO DE MATERIAL DE REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE.
Autores: Tuany Mendes da Silva, Gabrielli Vieira Carrer, Josete Mazon
Instituições: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
FORMATO: PÔSTER COMENTADO
Eixo Temático 1:
Currículo e seus atores
Título do Trabalho: RELATO DE EXPERIÊNCIA: CRIAÇÃO DE STARTUP EM NEUROCIÊNCIA E REALIDADE VIRTUAL DURANTE PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE EXTENSÃO
Autores: Aline Sviatowski, Vera Sofia Berbert, Amanda Nunes Santiago,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
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Título do Trabalho: AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS NA GRADE CURRICULAR NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM CONTEXTO PÓS PANDEMIA DA COVID-19 E AS CONSEQUÊNCIAS NO CURRÍCULO ACADÊMICO
Autores: Daniel Lannes Marinato, Jonas Rangel Romagnoli, Gustavo Bastos Rosengarth, Vinicius Gonçalves Olioze, Joana Emanuelle de Amorim Vilas Boas, Bruno Maschio Neto,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
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Título do Trabalho: ABRACE A RUA: REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO MÉDICO-ACADÊMICO A PESSOAS INVISIBILIZADAS NO INTERIOR DO PARANÁ
Autores: Jéssica Oliveira Garaluz, Eliane dos Santos, Sandrielle Dayane Souza, Isabella Bertotti Gonçalves, Carolina Donaire, Matheus Henrique Corbalan Barbosa Del Cistia,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
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Título do Trabalho: O DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA NA NOVA GERAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Autores: Cesar Augusto Righi, Amanda Bortoluzzi dos Santos, Giovanna Gregio, Andressa Martos Simão, Isabella Zenere de Oliveira,
Instituições: UNINGÁ
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Título do Trabalho: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PARA O CURRÍCULO INFORMAL DO ESTUDANTE DE MEDICINA
Autores: Bruna Martinez Arroyo, Elis Marina Rodrigues da Silva, Juliana Valezi Galvao De Olvieira, Mariana Fagundes Santana, Giovanna Hessmann Fernandes, Cristina Guilherme de Almeida,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
Eixo Temático 2:
Metodologias de ensino-aprendizagem
Título do Trabalho: A UTILIZAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores: Gabrielli Vieira Carrer, Tuany Mendes da Silva, Josete Mazon
Instituições: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
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Título do Trabalho: USO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM PARA APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA EM MEDICINA LABORATORIAL
Autores: Cristiane Rickli Barbosa, Claudio Rafael Volpi, Lais de Souza Braga, Julia Souza Belo Oliveira, Maria Fernanda Camargo Rocha,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
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Título do Trabalho: A RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE NO AMBIENTE DE TUTORIA E OS IMPACTOS DESTA CONVIVÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Autores: Vinicius Gonçalves Olioze, Jonas Rangel Romagnoli, Gustavo Bastos Rosengarth, Joana Emanuelle de Amorim Vilas Boas, Daniel Lannes Marinato, Bruno Maschio Neto,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
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Título do Trabalho: A UTILIZAÇÃO DA REALIADE VIRTUAL NO ENSINO DE ANATOMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Autores: Hilan Dlon Paz Pinto, Cristina Guilherme de Almeida,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
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Título do Trabalho: A IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
Autores: Mariana Krenski Guedes, Livia Yasmin Silva Stahl, Pâmela Patricia Mariano, Cleriane Hellmann, Maria Alice Marcondes,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
Eixo Temático 3:
Avaliação
Título do Trabalho: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE DESENVOLVIMENTO ATITUDINAL PROMOVIDO PELA AVALIAÇÃO 360 GRAUS UTILIZADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA.
Autores: Raquel Lima de Brida, Anai Adario Hungaro, Francielle Baptista, Saulo Ancelmo de Souza Junior, Mariana Felgueira Pavanelli, Viviane Augusta de Medeiros Garcia Cunha,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
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Título do Trabalho: A IMPORTÂNCIA DO USO DO APLICATIVO “SAÚDE JÁ” PARA O CUIDADO EM SAÚDE
Autores: Fernanda Cristina Coelho Musse, Stephanie Cristina Gonçalves Silva Miranda Cassi Bobato, Pietro Maran Novais, Camila Pupo Maria, Julia Clenk Glodzinski, Eise Souza do Vale,
Instituições: Universidade Positivo
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Título do Trabalho: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O DESENVOLVIMENTO ATITUDINAL PROMOVIDO PELO FEEDBACK FORMATIVO.
Autores: Raquel Lima de Brida, Francielle Baptista, Saulo Ancelmo de Souza Junior, Cynthia Priscilla do Nascimento Bonato Panizzon, Franciele Aline Machado de Brito, Cristina Guilherme de Almeida,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI, Universidade Estadual de Maringá – UEM
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Título do Trabalho: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS EM UM PROGRAMA DE CIRURGIA GERAL NO INTERIOR DO PARANÁ
Autores: Thiago Henrique Gomes Lordani, Denis de Figueiredo Bonatto, Maysa de Souza Marcilio, Ana Claudia Lima Braga, Matheus Henrique Corbalan Barbosa Del Cistia, Eufanio Estefano Saqueti,
Instituições: Centro Universitário Integrado – CEI
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Título do Trabalho: APLICAÇÃO DO MINIEXERCÍCIO CLÍNICO AVALIATIVO COMO MÉTODO DE QUALIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Autores: Barbara Tereza Lavagnini, Vida Paschoal
Instituições: Universidade Paranaense – UNIPAR
Para consultar se o seu trabalho foi aprovado, acesse o Painel do Congressista e clique no menu superior:
Trabalhos -> Trabalhos Enviados.
Para os trabalhos aprovados clique no botão “Enviar Material” e na próxima tela faça o download do template relacionado o formato de apresentação que o trabalho foi aprovado.
Siga as orientações presentes no template para produção e envio do material de apresentação.
1. DO EVENTO
1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 13º Congresso Catarinense e Paranaense de Educação Médica (13º CCPEM), que ocorrerá de 21 a 22 de abril de 2023, no Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão.
1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica e relatos de experiências.
1.3. A programação do 13º CCPEM contemplará os seguintes núcleos temáticos, todos voltados à educação médica:
• Eixo 1: Currículo e seus atores: a construção e o exercício do currículo dependem de múltiplos atores, especialmente dos educadores e educandos, que caminham juntos ao longo dos (pelo menos) seis anos de curso. Existem diferentes modelos, princípios e objetivos na construção desse caminho, que estrutura e conduz todo o desenvolvimento de um indivíduo.
• Eixo 2: Metodologias de ensino-aprendizagem: os desafios que o desenvolvimento de um futuro profissional impõe, passa pelo reconhecimento de sua individualidade e pelo emprego de estratégias, ferramentas e métodos educacionais capazes de reconhecer, endereçar e exercitar suas potencialidades. Refletir e estudar essa temática depende de uma capacidade ímpar de olhar o passado, reconhecer e conectar-se ao presente e construir o futuro.
• Eixo 3: Avaliação: para alguns um desafio, para outros oportunidade. Olhar para os resultados do que se faz, do que se pretende, requer coragem e método. Utilizá-la como estratégia de desenvolvimento, de Educadores, Educando e Escolas, requer atenção e estudo.
2. DO CRONOGRAMA
Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).
• 10/02/2023: Início do prazo de submissão dos resumos.• 12/03/2023: Fim do prazo de submissão dos resumos
• 19/03/2023: Fim do prazo de submissão dos resumos
• 02/04/2023: Divulgação dos trabalhos aprovados.
• 14/04/2023: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores.
• 14/04/2023: Prazo final para envio do material de apresentação.
• 16/04/2023: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos.
• 21 e 22/04/2023: Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.
3. DOS RESUMOS
3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.
3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.
3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os núcleos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:
• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.
• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas):
1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.
3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
• O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.
• O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
• Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.
• O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.
• Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.
3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.
3.6. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.
3.7. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais do congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.
4. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo Painel do Congressista (Clique Aqui) até a data limite de 12/03/2023.
4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 13º CCPEM para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.
4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.
4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 12/03/2023 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.
4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 13º CCPEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.
4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.
4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:
• Pertinência: resumo adequado aos núcleos temáticos do congresso e ao eixo escolhido para submissão;
• Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;
• Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;
• Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;
• Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.
4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 02/04/2023.
4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.
4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no formato/modelo indicado pela Comissão de Trabalhos Científicos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL, PÔSTER COMENTADO ou PÔSTER.
4.11. Serão selecionados para apresentação na modalidade Pôster Comentado os trabalhos aprovados como Pôster que tiverem obtido as melhores notas na avaliação dos resumos.
4.12. Serão selecionados para apresentação na modalidade Apresentação Oral os trabalhos indicados pelos avaliadores para este formato.
4.13. O quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação será definido considerando a disponibilidade de salas do evento.
5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1. Os trabalhos aprovados na modalidade Pôster serão expostos no 13º CCPEM em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora. Os trabalhos aprovados na modalidade Apresentação Oral e Pôster Comentado serão apresentados e avaliados em local, dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.
5.2. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada ao envio do material de apresentação e ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia 09/04/2023.
5.3. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 13º CCPEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.
5.4. Os modelos de apresentação dos trabalhos serão disponibilizados no Painel do Congressista, após a divulgação dos resultados. O botão para download do modelo estará disponível nas informações de cada trabalho, na tela de envio do material de apresentação.
PÔSTERES SIMPLES E COMENTADO:
• Os pôsteres devem ter 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura (widescreen 16:9) e serem autoexplicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. O envio do pôster pelo Painel do Congressista é de responsabilidade exclusiva dos autores, devendo estar nas definições recomendadas para que seja viável a exposição digital.
APRESENTAÇÕES ORAIS:
• As apresentações orais devem ser acompanhadas de arquivos de Power Point, enviados antecipadamente, que ofereçam suporte à fala dos autores.
• As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra do modelo disponibilizado e, no caso de necessidade de alteração dos modelos, deverão ser legíveis a pelo menos 2 metros de distância.
5.4. O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.
5.5. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para a exibição da Apresentação Oral e para a apresentação do Pôster Comentado para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na apresentação é do(s) autor(es) do trabalho.
5.6. O tempo máximo para Apresentação Oral será de 10 minutos, com 5 minutos de acréscimo para debate e para Pôster Comentado será de 7 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.
5.7. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:
• Relevância científica do trabalho para a educação médica;
• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;
• Clareza e articulação dos itens do trabalho.
5.8. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações orais, quando pertinente.
5.9. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: relevância, análise e discussão, qualidade e coerência, integridade e pertinência.
6. DAS PREMIAÇÕES
6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas três modalidades: Pôster, Pôster Comentado e Apresentação Oral.
• Nas modalidades Pôster e Pôster Comentado, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.
• Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.
6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.
7. DOS CERTIFICADOS
7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação do Pôster Comentado ou Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. No caso do formato Pôster é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores durante o período do evento. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.
7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema em até 30 dias após término do evento.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.
8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.
8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.
8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.
8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.